segunda-feira, 18 de maio de 2015

Se alimentando bem desde cedo!

Boa noite, galera!


Hoje estou para falar um pouco sobre a alimentação na adolescência e seus benefícios no presente e no futuro. Vejam, muitas pessoas deixam para se cuidar depois que alcançam uma certa idade, sem, contudo, terem conhecimento do mal que isso pode causar à saúde física e mental. 

O que eu quero propor aqui é uma discussão sobre qual a relevância da alimentação na idade entre os 12 e 18 anos e quais os benefícios que a ingestão de alimentos saudáveis podem ser observados ao longo do tempo.

Bom, sem maiores delongas, o primeiro argumento a favor da alimentação saudável diz respeito à saúde física do indivíduo. Não precisa ser Phd no assunto para afirmar que uma pessoa que se alimenta bem tem menor chance de contrair uma doença, ressalvadas algumas exceções (p.ex., o caso de doenças que acompanham o gene do indivíduo).

Assim, podemos afirmar que a pessoa que tem uma alimentação adequada, isto é, que ingere proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais na quantidade correta, dificilmente, apresentará uma saúde debilitada, como quando se está diante de um indivíduo que pouca se importa com o que come, com a quantidade que come, com a hora que come. Nesses casos, não é raro se deparar com adolescente com obesidade mórbida, doenças cardiovasculares, diabetes etc.

Além disso, é patente que o indivíduo que se alimenta de forma correta possui uma saúde mental melhor. Não é de hoje que a ciência comprova a tese que uma pessoa que possui uma educação alimentar boa apresenta melhor desempenho intelectual do que um indivíduo com a alimentação totalmente desregulada.

Por fim, como se já não fossem suficientes os argumentos acima expostos, vale lembrar que o indivíduo que se alimenta melhor, que se exercita regularmente, que inseriu em sua dieta alimentos como o óleo de cártamo, óleo de copaíba, óleo de côco e entre outros, com certeza, terá um corpo mais bonito que àquele que é um tremendo de um troglodita comendo. 

Dessa forma, o adolescente com consciência, ou na falta disso, pais que tenha ciência do que a má alimentação pode acarretar para o filho, devem interferir de forma incisiva em sua dieta, sobretudo como forma de melhorar a saúde física e mental.

Para quem tiver mais interesse sobre os assuntos relacionados à alimentação, como se alimentar bem, exercícios físicos, alimentos funcionais, e outras dicas bem bacanas sobre essas matérias, vale a pena visitar o site www.comosealimentarbem.com.br .

Outra dica: tem dois tópicos específicos que valem a pena ser lidos e relidos, a saber:



Fico por aqui e até o próximo post com dicas quentes sobre alimentação!